segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Metodologia e Estética de Trabalhos Acadêmicos

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Formato
O tamanho do papel recomendado à apresentação formal, segundo a NBR 14724, formato A4 (210 X 297 mm)

Tipos de corpos
As fontes para digitação  do trabalho devem ser redondas, Arial e Times New Romam, tamanho 12 para texto e 10 para citações longas e notas de rodapé, conforme recomenda a NBR 14724. Os títulos e seções ou partes do trabalho principais são digitadas em corpo maior que aqueles utilizados no texto.

Paginação
Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto devem ser contadas seqüencialmente, mas nem todas são numeradas. A numeração com algarismos arábicos, devem ser colocadas a partir da primeira folha da parte textual. Os números de identificação das folhas devem ser colocados no canto superior, a 2,0 cm de borda de papel, obedecendo à margem direita.

Redação
Toda redação técnico-científica deve ter caráter impessoal usando o verbo na terceira pessoa. Aconselha-se evitar o uso da primeira pessoa tanto no plural como no singular.


Revisão do texto
Recomenda-se que seja feita a revisão do trabalho para corrigir possíveis erros e omissões. Observando o uso correto das formas verbais, evitando repetição de palavras, entre outras.

Impressão do texto
Não são admissíveis, rasuras, uso de corretivos, etc. caso sejam detectados erros após a impressão do texto, recomenda-se corrigi-lo, principalmente devido a facilidade de uma nova impressão, caso o erro foi detectado posterior a encadernação, recomenda-se a utilização de errata.

Margens
As margens são formadas pela distribuição do próprio texto, no modo justificado, dentro dos limites padronizados, de forma que a margem direita fique reta no sentido vertical. As margens esquerdas e superior  devem ter 3 cm e para as margens direito e inferior 2 cm, conforme a NBR 14274.

Espacejamento
O texto corrido deve ser impresso em espaço 1,5 cm.
As notas de explicativas e notas referenciais de rodapé, resumos e citações textuais longas devem ser digitadas em fonte tamanho 10 e espaço simples de
entrelinhas.

Parágrafo
Os parágrafos são padronizados em 3 cm a partir da margem esquerda. As alíneas devem manter o mesmo padrão adotado para os parágrafos.
O trecho final da seção corresponde, anterior às alíneas, termina por dois pontos, são ordenadas por letras minúsculas, a matéria começa por letra minúscula e termina por ponto e virgula, e na ultima alínea termina por ponto.

Divisão do texto
Capítulos ou seções são as  partes que dividem as matérias de um documento. Devem ser utilizadas com lógica e clareza, de modo a ressaltar a seqüência, a importância e o inter-relacionamento da matéria,e  permitir a localização  imediata de cada parte. Recomenda-se a utilização do sistema de numeração progressiva.
  
Capítulos ou seções primarias – seus títulos grafados em caixa alta, fonte tamanho 12, precedido do indicativo numérico correspondente;
 
Seções secundarias – grafados em caixa alta as primeiras letras das palavras principais, fonte tamanho 12, precedido do indicativo numérico correspondente;

Seções terciárias
Grafados em caixa alta as primeiras letras das palavras principais, fonte tamanho 12, precedido do indicativo correspondente.

Seções quartenárias e quinárias
Em caixa alta somente a primeira do titulo, fonte tamanho 12, precedido do indicativo numérico correspondente;

Para melhorar visibilidade, recomenda-se que todos os títulos sejam destacados em negrito. Todos os capítulos ou seções principais do trabalho sejam iniciados em folhas distintas, mesmo que haja espaço útil disponível.

Abreviação e siglas
Na primeira vez que aparecer no texto essas devem ser indicadas entre parênteses, precedida do respectivo nome por extenso. Nas menções subseqüentes, a sigla pode se usada normalmente.

Ilustrações
São as figuras e tabelas. Deve aparecer tão perto quanto possível no lugar em que são mencionadas no texto, obedecendo à tipográfica e ao aspecto estético. Recomenda-se deixar um espaço duplo ou dois espaços simples entre: o número e títulos que as identificam e o corpo estrutural das mesmas, eo texto imediatamente subseqüente.

Figuras
Compreende quadros, gráficos, desenhos, mapas, fotografias, laminas,plantas, organogramas, fluxogramas, esquemas ou outros elementos autônomos e demonstrativos se síntese. Deve ser identificada na parte inferior da mesma, por meio da palavra figura, seguida de seu numero de ordem de ocorrência no texto, em algarismos  arábicos, e/ou legenda explicativa e da fonte.

Tabelas
Tem numeração independente e consecutiva. O titulo deve ser o mais completo possível e figurar acima da tabela. Precedido da palavra tabela e de seu número de ordem no texto, em algarismos arábicos. Devem ser inseridas o mais próximo possível do texto, onde foram mencionadas, a fonte deve ser indicada no rodapé da mesma, precedida da palavra Fonte.

Notas de rodapé
Devem ser digitadas no pé da página, dentro das margens separadas do texto principal por um pedaço simples se entrelinhas e por filete (linha) de 3 cm de extensão,a contar da margem esquerda, com fonte tamanho 10, em espaço simples de entrelinhas.

Notas explicativas
Usadas para introduzir comentários, esclarecimentos, etc, do autor que, embora importantes, não devem ser incluídas no texto especifico da matéria. É recomendado que sejam limitadas ao mínimo  necessário e que as remissões para o rodapé  sejam feitas através de algarismos arábicos, por meio de numeração única e consecutiva.

Notas referenciais
São usadas, quando se adota o sistema numérico de chamada, para indicar fontes citadas no trabalho ou para remeter a outras partes da obra onde o assunto foi abordado. A numeração das notas é fita por algarismos arábicos, através de numeração única e consecutiva , por capitulo, parte ou no todo dependendo da extensão do trabalho, na mesma pagina de ocorrência.


Citações
Tem o poder de enriquecer a matéria, pois denotam pesquisa e preocupação por parte do autor do trabalho, com relação aos autores escolhidos. Podem ser diretas e indiretas.

Citação direta
Direta ou liberal, ou textual, é a transcrição de parte do texto de outro autor pode ser apresentada de duas formas:

Citação curta: (até 3 linhas) – são incorporadas ao texto, transcritas entre aspas com indicação das fontes de onde foram retiradas.

Citação longa: (mais de 3 linhas) – são transcritas em bloco e em espaço simples de entrelinhas, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menos (fonte 10) e sem aspas, com indicação das fontes de onde foram retiradas.

Em ambos os casos, deve-se observar :
 - transcrever sempre as palavras ou frases como no original, respeitando a pontuação e ou grifos,
- as aspas no texto original devem ser substituídas por apóstrofo,
- usar negrito para enfatizar alguma frase ou palavra de citação, utilizando-se a expressão grifo nosso  entre parênteses, no caso de destaque do autor consultando, usar expressão grifo do autor.
- se detectar alguma incorreção ortográfica ou gramatical, ou incoerência no texto, este deverá ser transcrito como se apresenta, sem qualquer correção, mas deverá ser acrescentado, logo após o erro detectado, a palavra latina sic entre parênteses, de maneira a evidenciar que no texto original estava assim mesmo.




Citação indireta
Reproduz idéias da fonte consultada, sem transcrever o texto. Pode ser apresentado de duas formas:

Por paráfase: quando alguém expressa a idéia de um dado autor, ou de uma fonte determinada, com palavras próprias.

Por condensação: quando se faz síntese do texto consultando, sem alterar o pensamento ou idéia do autor.

Em ambos os casos o uso de aspas é disponível, deve-se contudo, indicar sempre a fonte de onde a idéia foi retirada.

Citação de citação.
Ocorre quando o autor do trabalho transcreve, direta ou indiretamente, um texto ao qual não se teve o acesso ao original. Na transferência deve ser percebido da palavra apud (junto a).
 Indicação das fontes consultadas se faz por meio de um sistema de chamada:

NUMÉRICO OU AUTOR- DATA.

Sistema autor-data
 As fontes citadas são indicadas e identificadas através de dados de autoria
(sobrenome(s) do(s) autor(s), nome da instituição responsável pelo titulo, no caso de autoria não expressa) e do ano da publicação do documento separados por vírgula.
Acrescentar número na página, volumes, seções, logo após da indicação do ano. Se os dados da autoria estiverem incluídos na sentença, estes devem ser grafados em letras maiúsculas e minúsculas, porém se indicados entre parênteses, os mesmos devem ser grafados em letras maiúsculas.
  Quando houver coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data, acrescenta-se as inicias de seus pronomes.
   As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, a, b, após a data sem espacejamento.

Sistema Numérico.
    As citações devem ter numeração única e consecutiva, preferencialmente por capítulo/seção, o que evita a numeração por página.  A indicação da numeração pode ser entre parênteses, entre colchetes, ou situados pouco acima da linha de texto, colocada após a pontuação da fecha a citação.
     A primeira citação de uma obra deve ser sua referência completa, as subseqüentes podem ser sob forma de abreviada quando não muito distante.

Podem ser adotadas palavras referenciais latinas como:
Ibidem ou ibid __ na mesma obra. Retirada da mesma obra anteriormente citada,

Idem ou id__ igual à anterior. Empregada por citar um autor já citado anteriormente.
 
Loco citatum ou loc. cit.__ no lugar citado. Empregada para indicar que a citação foi extraída da mesma página de uma obra anteriormente citada, mas houve intercalação de referências de outras obras.

Apus citatum ou op-cit.__ na obra citada. Empregada para indicar que a citação foi extraída de outra página de uma oba anteriormente citada, mas não houve intercalação de referências de outras obras.

Passim__   aqui e ali. Empregada quando se torna impossível mencionar todas as páginas de onde foram extraídas de odeias do autor.

Senquentia ou seq. __  Seguinte ou que segue. Empregada com o objetivo de evitar a menção de todas as páginas da obra referenciada, assim indica- se apenas a primeira página e expressão correspondente.

Cf __ confira, confronte. Empregada para efetuar cruzamentos de informações referenciais.

Apud __ citado por, conforme. Empregada para indicar uma citação de citação.

Ordenação das referenciais
   Deve obedecer ao sistema de chamadas escolhido: numérico ou autor data.
Numérico __ a ordenação das referências devem seguir o mesmo princípio: ordem numérica crescente, tanto no rodapé como n final de artigos ou capítulos.
   No caso de sistema de chamada alfabético, as referências devem ser reunidas no final do capitulo, do artigo ou do trabalho e ordenadas em rigorosa ordem alfabética de entrada: autor ao titulo.
    Quando várias obras de um autor forem referenciadas sucessivamente, somente a primeira levará o nome do autor, nas seguintes, o nome do mesmo deve ser substituído por um traço de seis espaços e ponto. O mesmo procedimento deve ser adotado para outro o título.